sexta-feira, junho 26, 2009

Vestibular: dicas para quem ainda não sabe o que prestar




Escolher uma carreira é um passo complicado. Não existe uma fórmula mágica, um guia para decidir qual a melhor profissão. Para confundir ainda mais, o leque de opções é grande: cerca de 150 cursos são oferecidos pelas universidades e faculdades públicas e privadas. O que fazer?
Primeiramente, não arranque os cabelos! Os especialistas garantem que é normal e produtivo ter dúvidas. Questionar leva a novos caminhos e faz com que você conheça melhor a si próprio e a carreira que quer seguir. A sua tranqüilidade e o apoio da família são essenciais nessa hora.
Não caia na armadilha de achar que sua escolha tem que ser definitva e que você terá que exercê-la para o resto da vida. Mudanças no mercado, novos caminhos e descobertas são prováveis. Em muitos casos, a faculdade é uma base para carreira. É comum encontrar jornalistas cuidando de marketing, engenheiros no comércio.
"É fundamental conhecer as profissões", afirma a psicóloga Dulce Helena Penna Soares, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tentar se informar com estudantes, profissionais da área e conhecer o curso oferecido pelas faculdades ajuda a entender melhor a carreira e evita ilusões e expectativas criadas. Ajuda também a planejar o que você deve estudar mais, em que cidade deve ou pode morar.
Não adianta achar que nasceu para ser médico, mas odiar biologia, morrer de medo de hospital e desmaiar quando vê sangue. Você tem é que descobrir o que lhe dá prazer, quais são as suas habilidades. "Não existe vocação para uma profissão, existe vocação para um jeito de ser, para o que leva a pessoa a se realizar", diz Dulce Helena.
A pressão da família, dos amigos, e todas as influências devem ser levadas em conta nessa hora, para você não tomar a decisão errada. Refletir sobre o que é mais importante é o primeiro passo para não errar na escolha.
Então vá em frente, descubra tudo o que você acha interessante e confira algumas dicas para lhe ajudar a tomar a decisão certa.

fonte: Península net

Nenhum comentário:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios