sexta-feira, setembro 25, 2009

Saiba se você pode concorrer a uma bolsa do ProUni

O Prouni é um programna voltado a auxiliar estudantes de baixa renda a cursar o ensino superior.


Tipos de bolsa

* Há bolsas parciais (50%) e integrais (100%).

Chances

* A seleção normalmente é feita duas vezes por ano, uma para ingresso no primeiro semestre e outra para o segundo semestre. Quem se inscreveu para a segunda seleção de 2009, por exemplo, concorreu a uma bolsa para o segundo semestre deste ano.

Quem pode participar

* A seleção de 2009 já está encerrada. Para concorrer a uma bolsa em 2010, o estudante deve participar do Enem deste ano. Também é preciso tirar uma nota mínima, que ainda será estabelecida pelo MEC.

* Para conseguir uma bolsa de 50% o estudante tem de apresentar renda familiar por pessoa de até três salários mínimos (R$ 1.395). Já as bolsas integrais exigem renda de até um salário mínimo e meio (R$ 697,50). Para calcular a renda familiar por pessoa basta somar a renda bruta de todos os que moram na casa e dividir o valor pelo número de pessoas. Entram na conta: pais, padrasto, madrasta, marido, esposa, companheiros, filhos, enteados, irmãos e avós.

* É necessário, ainda, ter feito todo o ensino médio em escola pública ou ter estudado em colégio particular com bolsa integral.

Vagas especiais

* Professores de educação básica que trabalhem em escolas públicas também podem concorrer a uma bolsa para cursos de licenciatura, Normal Superior ou Pedagogia. Nesse caso, a renda familiar por pessoa não é considerada. A seleção é feita pelas notas no Enem.

Inscrições

* As inscrições devem ser feitas na página eletrônica do ProUni (portal.mec.gov.br/prouni/)

* O estudante escolhe o tipo de bolsa e até cinco opções de instituições, cursos, habilitações e turnos.

* Em seguida, o sistema classifica os estudantes de acordo com as opções e as notas do Enem. E oferece uma lista com os alunos pré-selecionados.

* Ainda não há determinação de data para a próxima seleção, mas ela deve acontecer em janeiro de 2010.

Seleção

* Os alunos pré-selecionados pelo governo federal devem entregar à universidade para a qual foram chamados documentos comprovando que estudaram em escola pública e que apresentam a renda familiar exigida.

* Não é necessário fazer vestibular.

Fonte: Ministério da Educação.

Nenhum comentário:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios