quinta-feira, novembro 26, 2009

Bonito em conserva


Ingredientes:

1 bonito médio (aproximadamente 1 kg)
1/2 xícara (chá) de vinagre
1 colher (sopa) de sal
4 dentes de alho descascados
1 colher (sopa) de sal e pimenta-do-reino em grãos
2 colheres (sopa) de pimenta-bode
2 ramos de alecrim
2 e 1/2 xícaras (chá) de óleo de canola ou de azeite de oliva

Modo de Preparo:
Lave o peixe, limpe-o e corte em postas de 3 dedos. Coloque-o em uma panela, junte o vinagre e o sal; cubra com água e leve para cozinhar. Assim que ferver, reduza o fogo, tampe parcialmente a panela e deixe por mais 20 minutos, ou até o peixe ficar cozido (macio, mas firme). Durante o cozimento, forma-se uma espuma que deverá ser retirada com a ajuda de uma escumadeira. Retire o peixe do fogo, escorra a água e deixe esfriar por 30 minutos, ou até ficar totalmente frio. Em seguida, retire a pele, as espinhas e, com cuidado, separe os pedaços do peixe. Disponha-os em um recipiente bem limpo e seco, coloque o alho, a pimenta-do-reino, a pimenta-de-bode e o alecrim. Regue com o óleo de canola e tampe o recipiente. Deixe tomar gosto por 1 dia.

Dicas:

Esta conserva pode ser consumida até 1 semana após o preparo. Utilize-a para enriquecer salada de folhas verdes, salada de macarrão, cenoura ralada ou como recheio de sanduíches.
Use ervas de sua preferência para temperar esta conserva. O uso de especiarias como canela, cravo-da-índia, noz-moscada e sementes de erva-doce, também dá um sabor muito especial ao peixe.

Fonte: Revista Água na Boca




Image Hosted by ImageShack.us

Nenhum comentário:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios