sábado, novembro 28, 2009

PRETZEL


Ingredientes
- 1 tablete de fermento biológico (15 g)
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de água morna
- 5 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente)
- 1/2 colher (chá) de sal
- 100 g de manteiga sem sal derretida
- 50 g de bicarbonato de sódio
- açúcar e canela para cobertura

Modo de Preparo
Numa tigela, derreta o fermento no açúcar. Junte 1/2 xícara (chá) de água morna e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo. Misture bem e deixe descansar tampado, por 10 minutos para fermentar. Depois, adicione o restante da água morna e a farinha, aos poucos, misturando com uma das mãos. Pouco antes de dar o ponto, coloque a massa em uma superfície lisa e enfarinhada, e sove a massa por cerca de 5 minutos, até ela ficar lisa e não grudar mais nas mãos (se necessário, adicione mais um pouco de farinha de trigo, tomando cuidado para ela não ficar seca). Coloque a massa em uma tigela levemente untada e leve para crescer por 50 minutos, coberta com um pano (e, de preferência, dentro do forno). Em seguida, coloque a massa em na superfície levemente enfarinhada. Abra com os dedos, formando um retângulo de 1 cm de espessura e corte tiras com cerca de 2 cm de largura. Enrole as tiras, no formato de cordões não muito finos e modele-os no formato de pretzel. Encha uma tigela com 1 L de água e nela, dilua o bicarbonato. Mergulhe rapidamente os pretzels crus nessa água e, depois, coloque-os em assadeira anti-aderente (ou, untada e enfarinhada). Leve ao forno alto (230ºC), pré-aquecido, por cerca de 12 minutos, ou até eles ficarem dourados. Quando estiverem assados, pincele-os inteiramente com a manteiga derretida e, em seguida, passe-os numa mistura de canela e açúcar. Sirva morno de preferência.


Dicas:
- Para que o pretzel fique macio por dentro e crocante por fora, é essencial que seja banhado na água com bicarbonato.
- Caso utilize o forno elétrico (mais eficiente que o a gás), nos primeiros 10 minutos, deixe a grelha no centro; depois, coloque a grelha bem próxima a resistência superior, assim os pretzel ficaram mais dourados em menor tempo, favorecendo o grau de maciez.
- A massa do pretzel é básica e neutra, portanto pode-se utilizar outras coberturas, como a versão salgada de queijo parmesão ralado (o uso da manteiga é indispensável). Pode-se mergulhar no chocolate derretido, humm...
- Seguindo direitinho a receita, os pretzels ficam iguais aos vendidos nos shoppings (para uma melhor idéia do formato, aconselho que observem como eles fazem nesses shoppings)
Image Hosted by ImageShack.us

2 comentários:

Cris disse...

Adorei, modelar eu sei, mas n conhecia a receita, mesmo pq la sempre vinha pronta, eu só adicionava água e batia na batedeira, depois modelava. Vamos fazer???? Bjao

Paty Simões disse...

Hj vou fazerbiscoitos de natal para a noite familiar!!!! Depois vou postar a receita. Bjão pra ti Cris.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios