sexta-feira, junho 26, 2009

DICAS PARA QUEM QUER COMEÇAR PRATICAR ESPORTES



A roupa pode ser de fundamental importância, dependendo da atividade física. No caso de caminhadas, é essencial que se escolha um calçado com solado com amortecedor, especialmente para os mais gordinhos, que os proteja do impacto. Nunca se deve caminhar de calças jeans, mas com roupas leves e arejadas. Sempre que estiver com sede, a pessoa deve ingerir líquido, já que a sede é sinônimo de que o corpo está necessitando de água.

Escolha o esporte que lhe dá mais prazer. Inclusive o horário para praticá-lo. Não adianta sugerir para alguém que gosta de dormir, que faça caminhadas ao amanhecer. A atividade se tornará um peso, ao invés de um prazer.

Cuidado com exercícios onde você busque apenas imitação de alguém, como no caso de revistas ou vídeos de televisão. Há casos de atividade física que requerem o acompanhamento ou a presença de um especialista que possa corrigir os erros. No caso da ginástica praticada em pé, por exemplo, a Profª. Eline Porto lembra que o joelho nunca deverá estar estendido para que não haja uma sobrecarga da coluna. Posturas inadequadas, neste caso, podem prejudicar as articulações do joelho, do tornozelo e lombares, ao invés de melhorar as condições físicas da pessoa.

Desenvolva uma rotina para praticar pelo menos 30 minutos de atividade física. Não acredite, entretanto, que apenas isto poderá auxiliar num processo de perda de peso. A Profª. Eline também lembra que uma pessoa só começa a perder calorias depois do 30 minutos de exercícios de atividade aeróbica, ou praticando natação, esteira, caminhada ou bicicleta. Depois de adquirido certo grau de resistência, o período pode diminuir para 20 minutos. Não é adequado, também, que os exercícios excedam ao período de uma hora, quando grupos musculares já podem começar a apresentar fadiga.

Para quem trabalha de dia e estuda à noite, a atividade física deve ser planejada para os intervalos, como no horário de almoço, ou mesmo após as aulas. É exatamente para se estender a este tipo de público que, atualmente, muitas academias funcionam 24 horas por dia. A atividade física noturna, em geral, não prejudica o descanso e o sono.

Qual o melhor esporte?

Melhor esporte é aquele que dá prazer, aquele se faz por opção, embora sejam evidentes os benefícios que alguns deles tragam isoladamente. A caminhada por exemplo, alia o benefício físico a um processo de relaxamento, já que o próprio fato da pessoa se afastar de ambientes fechados, poder estar próxima a natureza, leva seu pensamento a se afastar do conteúdo rotineiro.A caminhada virou moda justamente porque se dá fora dos circuitos fechados em que a maioria das pessoas vive o seu cotidiano. Quando a pessoa caminha, acaba se distraindo, canalizando o pensamento para outras situações.

O mais importante, entretanto, é que o esporte seja encarado como prazer, não trazendo consigo a exigência de você ter que produzir, ter uma resposta a ser dada a outros.Ele pode e deve ser apenas, para a maioria das pessoas, um compromisso com a sua vida, ressaltando, ainda, a dimensão profilática do esporte, que visa a prevenção de degenerações orgânicas e não um processo de reabilitação.

Apesar disto, ela admite que há algumas orientações quanto aos esportes que devam ser escolhidos, conforme a faixa etária. Para crianças, que se caracterizam pelo movimento - “o que elas mais gostam na escola, é sempre o recreio, onde podem se expandir”- o importante é proporcionar uma variedade de atividades corporais, para que elas possam escolher, quando adultas, o esporte de sua preferência. No Brasil, entretanto, isto é pouco observado, com esportivização precoce, quando criança é direcionada a apenas uma prática, o que reduz, inclusive, o seu desenvolvimento motor. “O importante é que, na fase até os 10 anos, o esporte mantenha sua dimensão lúdica”, enfatiza Eline Porto.

Já na adolescência, entre os 10 e 17 anos, o aprendizado do esporte deve ser mais sistematizado, incluindo a observância de regras. No adulto, vale mesmo o que a pessoa puder desenvolver com maior satisfação. E para aqueles que se encontram na Terceira Idade, o importante é movimentar-se de maneira sistemática, inclusive para se evitar o atrofiamento muscular.

Por Beatriz Elias
Fonte: www.ig.com.br

Aproveitem as férias para começar a se exercitar...
bju

Nenhum comentário:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios